quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ouvidoria intensifica atendimentos no interior

Os números de atendimento da Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia representam 16% das manifestações recebidas pelo Governo do Estado. Foram quase 15 mil atendimentos em 2009 e com a instalação de 32 pontos da Ouvidoria nas Diretorias Regionais de Educação, o serviço será ampliado para o interior. “O nosso foco é a escola. Quando estamos mais perto dela, a resposta ao cidadão se torna mais rápida”, explica o ouvidor Francisco Neto.

Os ouvidores que vão atuar nas diretorias regionais foram capacitados para o funcionamento do sistema, o que garante agilidade nos atendimentos. Na capital, o serviço também foi ampliado. A Ouvidoria foi transferida para o Instituto de Cacau, no Comércio, para melhor atender à população. Além disto, está sendo reformulado o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), que gera um banco de dados e informações que agilizam as respostas às solicitações e demandas, bem como auxilia a gestão na implementação das políticas educacionais.
Entre os atendimentos realizados no ano passado, 55% foram referentes a reclamações, 18% informações, 15% solicitações e 10% denúncias. “A Ouvidoria tem sido muito utilizada por pais, alunos, professores e cidadãos comuns. Esse acesso significa que o governo atual tem credibilidade junto à população”, afirma a diretora regional de Teixeira de Freitas, Janeth Scofield.
Os resultados, segundo o ouvidor Francisco Neto, refletem o fortalecimento de uma gestão democrática. “O crescente número de registros sinalizam para o incentivo à participação cidadã na gestão”, afirma.
Como acessar - A Secretaria da Educação disponibiliza diferentes meios para o cidadão ter acesso à Ouvidoria: sites www.ouvidoriageral.ba.gov.br e www.educacao.ba.gov.br; e-mail ouvidoria@sec.ba.gov.br; telefone 0800 284 0011; atendimento presencial, tanto no SAC Educação (Comércio) quanto nas Direc, e pelos Centros Digitais de Cidadania, presentes em 400 municípios.

Silvia Costa
ASCOM/SEC

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