quarta-feira, 14 de abril de 2010

Encontro discute ações nas unidades escolares

Até quinta-feira (15), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza uma reunião de trabalho para discutir e alinhar os procedimentos e ações nas unidades escolares. O encontro acontece no Hotel Vilamar, com a participação de dirigentes da Secretaria e das equipes de trabalho das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Com o foco na capacitação dos profissionais quanto às diretrizes de ação nas escolas, o evento é a continuação da primeira fase do Projeto Escola 10, quando foram levantadas informações e principais demandas das unidades da rede estadual. “Todas as ações estão voltadas para fortalecer a escola e, assim, garantir aos estudantes o direito de aprender”, destacou o secretário Osvaldo Barreto, que aproveitou a oportunidade para convocar os gestores para um alinhamento em defesa da escola pública, que vem melhorando, significativamente, a qualidade.

A proposta é que, tanto no âmbito do órgão central quanto das regionais, as ações da educação sejam trabalhadas de forma articulada, no intuito de obter resultados melhores e de forma mais rápida.

Para o diretor da DIREC15 em Juazeiro, Flamber Araújo Pinheiro “esse é mais um momento de estreitamento nas relações entre Órgão Central/SEC e Diretorias Regionais. Momentos como esses, dão mostras de que os avanços na educação baiana, também estão ligados a democratização de todos os processos que são elaborados em parceria com todos os agentes educacionais (diretores, coordenadores e inspetores)".  Continua, “vivemos novos tempos na educação baiana”, enfatizou o professor Flamber e, concluiu “uma educação pública de qualidade, somente é possível quando todos os agentes formadores pais e comunidade participam”.

Já o coordenador administrativo financeiro da DIREC 13, em Jequié, Luciano Tourinho Simões, diz que o encontro é uma excelente oportunidade para conhecer os projetos da Secretaria e também para que todas as regionais possam compartilhar as experiências e dificuldades encontradas. “É uma forma de buscarmos soluções em conjunto para os impasses e também de aproximação com o órgão central”, avalia.

Durante o encontro, o público pode conhecer projetos como o novo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), e os Centros Juvenis de Ciência e Cultura, que na fase inicial, chegará à capital baiana e à sede de mais cinco diretorias regionais. A função dos centros será oferecer cursos na área científica e cultural, para os alunos do ensino médio matriculados na rede estadual.

“Os cursos terão a finalidade de ampliar as aprendizagens realizadas em sala de aula, sempre com temáticas contemporâneas. Isso se caracteriza como política pública, de atenção à juventude e, ao mesmo tempo, uma nova forma de consolidar a escola”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Nildon Pitombo.
ASCOM/SEC (http://www.educacao.ba.gov.br/node/562)
ASCOM/GAB/DIREC15/SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário