quinta-feira, 22 de abril de 2010

Educadores de escolas quilombolas participam de curso de capacitação

Professores de escolas quilombolas da rede estadual serão capacitados para trabalhar a história e a cultura africana, afro-brasileira e quilombola no currículo escolar. O curso é mais uma ação do Governo do Estado para implementar as Diretrizes Nacionais para o Ensino da História e CulturaAfricana e Afro-Brasileira e para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais nas escolas públicas baianas. A capacitação será realizada entre os dias 26 e 30 de abril e vai contemplar, nessa etapa, 40 educadores. Ao todo o curso vai formar 160 profissionais.As aulas serão ministradas no Centro de Cultura Oliva Barradas, no município de Valença. Durante a capacitação, os professores vão discutir aimportância de valorizar a história e a cultura africana, afro-brasileira equilombola no currículo escolar. A participação das lideranças e dos educadores quilombolas no curso é tida como imprescindível para enriquecero movimento social, que busca garantir o direito à educação para essascomunidades e para acabar com as práticas discriminatórias nas escolas e emoutros meios sociais.Composta por cerca de 600 famílias, a comunidade de São Tomé, no município de Campo Formoso, é uma das 500 comunidades quilombolas da Bahia. Embreve, será inaugurado no local o primeiro colégio de ensino médio. Para o líder da comunidade, Manuel Ailton, o colégio, ainda sem nome, será umagrande oportunidade para restabelecer a cultura local e é um incentivo paraque os educadores da comunidade se esforcem para garantir a boa qualidadeda educação no povoado."Eu vou participar desse curso, participei das outras formações e do IFórum Baiano de Educação Quilombola, para me capacitar, para estar cientedo processo de reconhecimento da cultura africana no âmbito da educação. A gente precisa inserir as nossas crianças, os nossos jovens na realidadedeles, restaurar nossa cultura", disse Manuel Ailton, que integra aprimeira turma do curso de formação.

Silvia Costa
ASCOM/SEC

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