O Instituto Anísio Teixeira - IAT promove, hoje (12.04) na DIREC 15 em Juazeiro, encontro com os secretários de educação de Uauá a Campo Alegre de Lourdes para tratar sobre formação incial e continuada para professores da rede pública por meio da Plataforma Freire.
A Plataforma Freire é um Plano Nacional de Formação destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.
Mais de 350 professores de municípios circunscritos à DIREC 15 receberão formação nesta etapa. Participam professores da rede estadual e municipal de educação. "Demos um salto na qualidade da educação são-franciscana", declara o Diretor Regional Flamber Pinheiro. "Iniciamos o Programa com 40 docentes e, hoje, estamos com mais de 350 professores de todos os municípios. Uma atenção especial a Campo Alegre de Lourdes que receberá um Pólo da Universidade Aberta do Brasil - UAB que, dará formação inicial e continuada a mais de 400docentes", conclui o professor Flamber.
O Diretor Geral do IAT Penildon Filho explica, "o presente encontro com secretários muncipais, pretende garantir a permanência dos professores da rede muncipal nos cursos oferecidos. "Faz-se necessário garantir aos docentes da rede municipal de educação a conclusão dos cursos. Iniciamos os encontros na DIREC 15 por ser modelo às demais diretorias regionais, tanto na articulação com os secretários muncipais, quanto na agilidade para que fossem feitas as contratações pelo Órgão Central/SEC, de estagiários pelo Instituto Euvaldo Lody - IEL", continua Penildon, "a DIREC15 abriu caminho à demais DIREC, por ter sido a primeira a encaminhar estagiários que substituem professores em formação". Segundo o diretor do IAT Penildon Filho, professores da rede estadual já receberam o primeiro pagamento da bolsa auxílio e, todos estão com seus substitutos garantidos".
Célia Regina Carvalho
ASCOM/GAB/DIREC15/SEC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário