segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enem mobiliza estudantes da Bahia




 A atenção dos 428.620 candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia está voltada para as provas que acontecem neste fim de semana (6 e 7 de novembro). É hora de verificar os últimos detalhes para que tudo dê certo. Bruno Silva, Vinícius Nascimento e Flábio Sande, estudantes do Colégio Estadual Aliomar Baleeiro, já sabem disso e apostam que o preparo e a tranquilidade vão fazer a diferença entre os candidatos.
“Está tudo ok. Venho me preparando desde o começo do ano. Chequei tudo, vou fazer a prova na Católica e já arrumei uma carona para não correr o risco de chegar atrasado”, diz Bruno, que fará o Enem pela primeira vez. O estudante, de 18 anos quer entrar para a Faculdade de Enfermagem.
Vinícius e Flávio receberam em casa o cartão informativo. Já sabem o local da prova e o horário que devem estar dentro da sala de aula: meio-dia (horário local).
As preocupações entre os estudantes são poucas, mas a verdade é que ninguém escapa a um friozinho na barriga. “Estou pensando na redação, porque, além dela, ainda tem as outras questões objetivas no mesmo dia, mas sei que estou bem preparado”, revela Vinícius.
Já para Flávio, “redação é tranquilo”. Ele, que pretende ser jornalista, afirma que a sua maior expectativa é com matemática. “Estou ansioso para ver o que eles vão cobrar na prova”, conta o estudante que fará o Enem no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, em Tancredo Neves.
Últimos detalhes - Quem ainda não sabe onde vai fazer a prova, pode conferir o local no site www.inep.gov.br. É interessante que o candidato não deixe nada para a última hora e verifique, inclusive, as linhas de ônibus que podem lhe servir melhor, já que a pontualidade é o primeiro requisito para ter sucesso no Enem.
Os portões de entrada ficam abertos das 11 às 11h50 (horário local). “Não vale se atrapalhar com o horário de verão. Meio-dia, no horário local, o candidato tem que estar, impreterivelmente, dentro da sala de aula. É bom sair de casa com antecedência, prevendo engarrafamentos”, lembra o professor Rogério Fonseca, técnico da Coordenação de Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
O professor Rogério ressalta que, para responder a prova, o candidato só poderá ter em mãos a caneta preta e transparente. “Não será permitido o uso de lápis, borracha ou de canetas de outras cores, assim como de equipamentos eletrônicos, relógios e bonés”, explica o professor.
O candidato também não pode esquecer o seu documento de identificação. A carteira de identidade ou qualquer documento oficial com foto que possa substituí-la legalmente, como a carteira de motorista e a carteira de trabalho, que serão aceitas sem problemas. O professor Rogério Fonseca acrescenta que é bom o candidato chegar ao local de prova, portando, também, o cartão de inscrição. Caso ele não tenha recebido o cartão em casa, pode imprimir da internet no site www.inep.gov.br.
Provas – No sábado (6), os candidatos farão provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. E, no domingo (7), as provas serão de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.
A novidade este ano é a prova de lingua estrangeira (inglês ou espanhol). Os candidatos optaram por uma das línguas no ato da inscrição.

Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário