segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Inscrições de concurso para professores são prorrogadas até o dia 14


Faça aqui a sua inscrição

As inscrições do concurso público para professor da rede estadual da Bahia foram prorrogadas até o dia 14 de novembro, devido aos feriados do Servidor Público (29 de outubro) e dos Finados (2). As vagas são para 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32, com perspectivas de progressão ao longo da carreira.
O concurso oferece 3.200 vagas, na capital e em todos os municípios baianos, para todas as disciplinas (Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física).
As inscrições devem ser feitas no site do Cespe/Universidade de Brasília, até as 23h59 do dia 14 (observado o horário oficial de Brasília/DF). Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina à qual está concorrendo.
“Para se inscrever o candidato precisa ter o curso de licenciatura na disciplina e seu curso deve ter o certificado de instituições credenciadas pelo MEC. Devido às solicitações no site da Ouvidoria do Estado, na coordenação de concurso, além do feriado prolongado, as Secretarias de Educação (SEC) e de Administração (Saeb) resolveram prorrogar a data do concurso”, explicou o diretor administrativo de Recursos Humanos da Saeb, Robson Carvalho.

Fonte: SEC

Enem mobiliza estudantes da Bahia




 A atenção dos 428.620 candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia está voltada para as provas que acontecem neste fim de semana (6 e 7 de novembro). É hora de verificar os últimos detalhes para que tudo dê certo. Bruno Silva, Vinícius Nascimento e Flábio Sande, estudantes do Colégio Estadual Aliomar Baleeiro, já sabem disso e apostam que o preparo e a tranquilidade vão fazer a diferença entre os candidatos.
“Está tudo ok. Venho me preparando desde o começo do ano. Chequei tudo, vou fazer a prova na Católica e já arrumei uma carona para não correr o risco de chegar atrasado”, diz Bruno, que fará o Enem pela primeira vez. O estudante, de 18 anos quer entrar para a Faculdade de Enfermagem.
Vinícius e Flávio receberam em casa o cartão informativo. Já sabem o local da prova e o horário que devem estar dentro da sala de aula: meio-dia (horário local).
As preocupações entre os estudantes são poucas, mas a verdade é que ninguém escapa a um friozinho na barriga. “Estou pensando na redação, porque, além dela, ainda tem as outras questões objetivas no mesmo dia, mas sei que estou bem preparado”, revela Vinícius.
Já para Flávio, “redação é tranquilo”. Ele, que pretende ser jornalista, afirma que a sua maior expectativa é com matemática. “Estou ansioso para ver o que eles vão cobrar na prova”, conta o estudante que fará o Enem no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, em Tancredo Neves.
Últimos detalhes - Quem ainda não sabe onde vai fazer a prova, pode conferir o local no site www.inep.gov.br. É interessante que o candidato não deixe nada para a última hora e verifique, inclusive, as linhas de ônibus que podem lhe servir melhor, já que a pontualidade é o primeiro requisito para ter sucesso no Enem.
Os portões de entrada ficam abertos das 11 às 11h50 (horário local). “Não vale se atrapalhar com o horário de verão. Meio-dia, no horário local, o candidato tem que estar, impreterivelmente, dentro da sala de aula. É bom sair de casa com antecedência, prevendo engarrafamentos”, lembra o professor Rogério Fonseca, técnico da Coordenação de Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
O professor Rogério ressalta que, para responder a prova, o candidato só poderá ter em mãos a caneta preta e transparente. “Não será permitido o uso de lápis, borracha ou de canetas de outras cores, assim como de equipamentos eletrônicos, relógios e bonés”, explica o professor.
O candidato também não pode esquecer o seu documento de identificação. A carteira de identidade ou qualquer documento oficial com foto que possa substituí-la legalmente, como a carteira de motorista e a carteira de trabalho, que serão aceitas sem problemas. O professor Rogério Fonseca acrescenta que é bom o candidato chegar ao local de prova, portando, também, o cartão de inscrição. Caso ele não tenha recebido o cartão em casa, pode imprimir da internet no site www.inep.gov.br.
Provas – No sábado (6), os candidatos farão provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. E, no domingo (7), as provas serão de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.
A novidade este ano é a prova de lingua estrangeira (inglês ou espanhol). Os candidatos optaram por uma das línguas no ato da inscrição.

Imagem: Google

Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora realizou o IV Seminário de Geografia



Hoje dizemos que a tecnologia é o principal instrumento para o desenvolvimento de estratégias competitivas das organizações. Isso reflete a convergência de diversas correntes do desenvolvimento tecnológico e tem influenciado nas mudanças do mercado; informações são movidas mais rapidamente e, conseqüentemente, aumentam a velocidade dos eventos, assim como o passo em que as pessoas e organizações respondem a esses eventos. As novas tecnologias podem-nos levar a certos comportamentos que parecem cancelar as razões que nos levaram a usá-las.
Na perspectiva de debater este tema mais profundamente, o Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora realizou o IV Seminário de Geografia que este ano teve como tema A TECNOLOGIA E SEUS RUMOS com o objetivo de refletir sobre os impactos das Tecnologias nesta economia globalizada do mundo moderno no qual é preciso abrir-se a informações e idéias. As apresentações do Seminário abordaram os seguintes sub – temas: TECONOLOGIA E MEIO AMBIENTE, BIOTECNOLOGIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E TRANSPORTE, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA EMPREGO E DESEMPREGO.
É importante lembrar que há muito para se aprender e para ser feito; de um lado as empresas e do outro os trabalhadores. É preciso encontrar maneiras para que se trabalhe os dois lados da situação tornando-se mais participante, podendo ainda, obter oportunidades junto aos países desenvolvidos, porém cientes de que o único caminho para isso é a cooperação e a parceria de todos.
No processo atual de globalização que o mundo vivencia, a importância representada tanto pela ciência como pela tecnologia transcende qualquer analise mais primaria do próprio estágio de conhecimento alcançado pela humanidade.
Os avanços que vem sido obtidos nas áreas da Biologia e Genética permitem admitir que a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos, bem como o aumento de seu tempo de vida são indicadores claros da real importância que a ciência e a tecnologia detém nos tempos atuais, confirmando de modo cabal o seu uso para o bem geral da humanidade. Mais auspicioso ainda para todos são as premissas que o desenvolvimento cientifico e tecnológico trazem com estas conquistas, permitindo-nos concluir que a ciência e a tecnologia são fundamentais para o momento atual do mundo moderno.


Texto: Profª Ione Consuelo