A individualidade de cada um como pessoa não existe. O homem aparece nesta perspectiva biomecânica, como corpo físico, com articulações ideais. Ele aparece como sistema biológico, cujas condições e funções são determinadas por regras biológicas. (Jairo Eduardo de Alcântara)
Durante este ano letivo de 2010, o Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora desenvolve o Projeto “Esporte é Vida”, estabelecendo ações embasadas na proposta Político-Pedagógica da Escola e, atendendo, sobretudo, aos princípios e parâmetros norteadores da práxis educativa que ora deve ser direcionada para a construção de objetivos claros que por sua vez estão voltados para uma visão sócio-interativa que contemple os conteúdos das disciplinas que compõem o currículo da escola, adequando-os às possibilidades sócio-cognitivas dos educandos, reportando-os sempre ao seu conhecimento de vida e de mundo.
Assim, durante o período de 10/08/2010 a 08/09/2010, o CENSA, está promovendo os Jogos anuais Interclasse nas mais diversas modalidades, afim de promover a integração de todo o corpo discente e docente, implementando o esporte como parte na construção de conhecimentos.
Nesta perspectiva, buscamos dar destaque à necessidade do parâmetro humano nas aulas, enfatizando a educação pelo esporte como uma metodologia que supera o tradicional, buscando talentos e recordes. O nosso projeto ressalta que o esporte não deve ser confundido como ponte de ligação entre a resolução de problemas sociais e financeiros de um carro-chefe de aproveitamento e acúmulo de interesses de outros.
Na escola, portanto, o esporte deve ser tratado pedagogicamente para ampliar a atitude crítica dos educandos, seus conhecimentos, suas posições, seus valores e seu desenvolvimento na construção de políticas culturais de esporte que beneficiem a todos.
Texto: Elcy Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário