O Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, Uauá-BA, mais uma vez vai às ruas e realiza dia 14/05/10, em praça pública, belíssimas apresentações sobre a Cultura Afro brasileira.
A história de um povo se faz, coletivamente, a partir das relações sociais do trabalho, das lutas pela sobrevivência, da disputa pelo poder e das decisões políticas, econômicas e culturais. Porém, também se faz história preservando a memória de um povo e seu patrimônio cultural, registrando, documentando e passando de geração a geração os valores sociais, as relações de poder, as maneiras de pensar, os sentimentos e as ações de uma sociedade.
Pensando nisso, o Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora através do trabalho “Esta é a cara do Brasil” busca ressignificar os sujeitos históricos e dar voz de forma especial, aos negros. Quer ainda problematizar suas propostas, perceber as contradições e conflitos, na relação entre a escola e a comunidade e entre a escola e a família, busca alertar a todos das contradições que hoje emergem de uma sociedade plural, injusta e desigual, onde os direitos à vida, ao trabalho, à educação e à saúde, ainda não são conquistas da maioria dos brasileiros.
Texto: Elcy Borges (Gestora CENSA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário