Aconteceu dia passado 10/05, um momento histórico muito esperado pelos internos do Conjunto Penal de Juazeiro. Há muito tempo, os internos com pena elevada ou mesmo os provisórios, que concluíram o ensino fundamental, não tinham esperanças de continuação dos estudos, pois a Unidade não oferecia essa oportunidade.
No ano de 2008, convidado especialmente para a entrega dos certificados do I Concurso de Redação do CPJ, o diretor da Direc 15/Juazeiro, professor Flamber Araújo Pinheiro, sensibilizado com a ausência do ENSINO MÉDIO, mobilizou toda a sua equipe a fim de construir o projeto e convencer a Secretaria Estadual de Educação da necessidade e da importância da modalidade de ensino dentro do Conjunto Penal. Palavras do Professor Flamber “mais do que um beneficio, é um direito os internos terem acesso ao ensino médio”.
Durante a aula inaugural os internos receberam um kit composto de cadernos, lápis, caneta e borracha. Com 45 internos matriculados no 1° e 2° ano, com aulas de segunda a sexta-feira (excetuando-se a quinta, quando terá uma atividade programada) com fardamento, merenda e todo material didático disponibilizado pelo Colégio Estadual Polivalente Américo Tanuri, que será a unidade escolar de vinculação com a extensão do CPJ. Com a implantação do Ensino Médio, os internos do Conjunto Penal passam a ter acesso da alfabetização ao ensino médio, completando o ciclo básico da educação.
Fonte: http://geraldojose.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Valeu Wagner, vamos reabilitar os nossos detentos.
ResponderExcluirSe é verdade que Educação não tem fronteiras, está provado que não seriam as grades do cárcere que cerceariam também o direito à Educação. Ressignificar a aprendizagem e trabalhar valores que ressaltam a cidadania e o amor tornam-se ações imperativas na educação para todo educando, sobretudo, os privados de liberdade. Parabéns à DIREC 15 na pessoa de seu gestor Flamber Araújo por ter sonhado o sonho que realiza em muitos. Ao Colégio Polivalente coube a missão de levantar a bandeira do estado e registrar com as letras da liberdade um passo a mais na vida dos educando que agora podem sonhar mais alto.
ResponderExcluirDescobri que Juazeiro está saindo na frente de outros tantos municípios. Não estou certo mas parece que somente em um ou dois presídios do estado oferece/m ensino médio. Parabéns Juazeiro, DIREC-15 e Polivalente. Isso é 10! e graças a Deus não tenho "ninguém meu" lá dentro.
ResponderExcluir